Inaugurando posts com química.. OO

Aloha..

Vou inaugurar meus posts com uma questão que está me perseguindo já há alguns dias.Fiquei sabendo de uma tecnologia avançadíssima que pode mudar todas as teorias química e física atuais.

Sal no gelo

Sal no gelo

Jogar sal no gelo faz ele derreter mais rápido. Ahhhh.. Grande coisa né? Tava brincando.. Essa é antiga. Mas a dúvida aqui é simples:

“Estamos falando de química ou física?”

Como assim? Simples… O gelo, se derrete mais rapidamente, deixa de ser gelo e vira novamente água. Quem nunca viu isso funcionando, é só jogar sal sobre o gelo e vai ver que funciona.

Esse processo é físico ou químico? Muitas controvérsias. Eu particularmente acho que precisa necessariamente ter uma reação química. Inventei até uma frase pra isso, pra deixar os contraditórios de minha opinião mais perplexos ainda.. :D. “O gelo deixa de ser gelo em um processo FÍSICO causado por uma reação (não sei se seria esse o termo) QUÍMICA.”

Aí, amigo meu me fala que é apenas física, pois o gelo em contato com sal, absorve calor do sal e se funde mais rapidamente. Mas então por quê precisa ser sal? Por quê não pode ser somente areia?.

Bom… Acredito fielmente, por ser um adorador da química, que em tudo nesta vida precisa sempre passar por algum processo químico, então, minha opinião pessoal é esta. Mas se você puder me provar que estou errado, fico absolutamente grato.. 😉

bem vindo ao meu mundo.. 😀

2 Responses to “Inaugurando posts com química.. OO”


  1. 1 Natália 16 de novembro de 2008 às 03:48

    isso é físico-química!!!

    A Físico-química moderna possui áreas de estudo importantes como a termoquímica, cinética química, química quântica, mecânica estatística e química elétrica. A Físico-química também é fundamental para a ciência dos materiais.

    Esse fenômeno que tu observas é uma propriedade coligativa, o qual envolve o abaixamento da pressão de vapor da agua, o que diminui seu ponto de solidificação e aumenta seu ponto de ebulição.

    Isso é resultado de uma interação entre o sólido dissolvido na agua e a agua e nao uma reação como pensasses. Essa observação só é feita em soluções muito diluídas e com sólidos não voláteis. Algumas leis e experimentações da físico-química mostram que o abaixamento da temperatura de solidificação – ou de liquefação – nao depende de quem tu adicionas, e sim de quanto.

    fonte: aulas de físico-química II (faculdade de química)
    e livro: físico-química 2, Luiz Pilla, Rio de Janeiro; Livros técnicos e científicos, 1980

  2. 2 edergobbi 16 de novembro de 2008 às 05:50

    Poxa, finalmente, depois de tanto pesquisar e não chegar a lugar algum, acreditando o tempo todo ser o dono da razão por mim imposta!

    Grato pelo “abre olhos”… E é esse o sentido deste Blog! Pena a falta de tempo pra alimentar…

    []sss


Deixe um comentário

Meus twitts

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

RSS Meus favoritos do Youtube

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Meus favoritos


