O que é OpenSource? A resposta pode vir do jogo de UNO.

Baralho de Uno

Baralho de Uno

Outro dia, enquanto jogávamos UNO entre amigos, um deles começou a questionar meu trabalho, curioso sobre minhas atividades e etc. A conversa ficou mesmo interessante quando tentei explicar OpenSource.

O problema é que ele não entende como o OpenSource pode trazer frutos pra todos. Eu tentei explicar, mas ele não conseguia entender. E o jogo foi seguindo e o papo fluindo da mesma forma, até que no fim de uma rodada, comecei a contar os pontos (sempre eu né?).

Enquanto jogava as cartas com a face para cima na mesa, ia somando o valor delas e fazia isso em voz alta. Até que em determinado momento, apresentei um resultado errado na soma e um amigo interviu e me corrigiu.

Bingo! – Gritei eu. Você acabou de explicar pro Jean o que significa OpenSource.

Simples amigo, desenvolver uma aplicação OpenSource, significa que você vai deixar suas atividades transparentes, e mais que isso, aceitará colaboração para o desenvolvimento. Como no caso da soma dos pontos do UNO. “Eu estava desenvolvendo um resultado baseado na soma dos pontos das cartas, e enquanto eu somava, falava em voz alta o resultado de cada cálculo que eu fazia, e você, acompanhando e analisando, quando finalmente você encontrou a falha, me avisou, e eu corrigi, desenvolvemos o mesmo resultado, porém de forma colaborativa, e o resultado foi mais correto, mais claro e transparente e acima de tudo, mais justo para todos“.

1 Response to “O que é OpenSource? A resposta pode vir do jogo de UNO.”


  1. 1 fabio ribeiro 27 de julho de 2009 às 15:08

    Que Unopartida providencial, heim?
    Parabéns pela clareza também na explicação!
    Não sei como, mas navegando cheguei em seu twitter e vim conferir o blog…
    Muito legal, mas preferi deixar esse comentário primeiro antes de seguí-lo…
    Caso queria seguir o meu: twitter.com/fabioribeiror
    Abs e sucesso!!!


Deixe um comentário

Meus twitts

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

RSS Meus favoritos do Youtube

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Meus favoritos


